domingo, 20 de fevereiro de 2011

Não jogue pérolas aos porcos


 Há pessoas que não dão o valor as coisas preciosas como conselho, estudo, amor, amizade, companheirismo etc. chegando até a destruí-las e ainda podem se voltar contra nós. São comparadas a cães e porcos.
Existem indivíduos hoje em dia tão imersos no lixo da imoralidade, ateísmo, superstição, que falar-lhes sobre as coisas de  é uma profanação. Poderão ser discernidos pela maneira em que rejeitam certas verdades já provadas pelo tempo.Pérolas são objetos preciosos, não só pela sua beleza, mas pela sua raridade.
Agora são até produzidas industrialmente, mas no tempo de Jesus eram muito mais raras, pois tinham que ser encontradas, ao acaso, dentro de conchas tiradas do fundo do mar. Mas encontrar, os mais desprezivel dos animais, os porcos, que não tinha muito ou quase nada de valor. 
Porcos selvagens vagavam pelo vale do Jordão, naquele tempo, alimentando-se do lixo e eram perigosos quando se enfureciam, o que fariam se alguém se aproximasse deles e lhes jogasse pérolas que, para eles, são pedras sem valor assemelhando-se a qualquer  bolota de que gostavam.
Semelhante  a isso, não devemos desperdiçar aquilo que temos de precioso - nossa fé, nosso tempo, recursos, trabalho, etc., com pessoas ou entidades dedicadas ao lixo espiritual do mundo.
Ao nos depararmos com pessoas tão perversas que tratam valores com total desprezo e reagem com violência quando lhes falamos de  amor, amizade, fraternidade, solidariedade, buscar respeitar o homem como um ser também espiritualnão temos a obrigação de continuar insistindo com elas. Se o fizermos, apenas estaremos aumentando o desprezo que já pesa sobre elas.em sempre é fácil perceber quando uma pessoa pode ser classificada nessa categoria, mas quando em dúvida, temos o recurso de pedir discernimento na forma de meditação, oração.
Grande Tempo, Desperdiçado


Eu sabia que cidades eram construídas
Não fui até lá.
Isto pertence à estatistica, pensei
Não à história, pois  que são cidades, construída
sem a Sabedoria do Povo?
Bertolt Brecht


Julgar ou Não Julgar?


Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo”. (Mateus 23.13).


“Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão” (Mateus 7.6).


 Fé significa acreditar prescindindo de argumentos racionais

Um comentário:

  1. Que pessa de arte maravilhosa.
    Voce tem um talento enorme, obrigado por repartir .
    Muitissimo obrigado e espero que tenhas uma semana sensacional.

    Peace and Love always.
    Cesar

    ResponderExcluir